
1 – Botafogo não fazia parte de seu nome. Foi um apelido dado pela imprensa quando ela ao fazer uma pirueta, esbarrou numa luminária e botou fogo em Roma. Nero, seu amante, assumiu a culpa.
2 – Estreou o O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, no Teatro Bolshoi em Moscou em 1877.
3 – Sócia-fundadora e primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1909, encenando Coppélia.
4 – Ajudou Einstein e Da Vinci no desenvolvimento das sapatilhas. Aperfeiçou de um modo impressionante, que até hoje são usados os mesmos tecido e tamanho da época.
5 – Ela não tira sua sapatilha a anos, já aderiu à sua pele. E só anda na ponta do pé. Não sei como consegue!
6 – Em 28 de Junho de 1914, o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro, e sua esposa Sofia, Duquesa de Hohenberg, foram assassinados pelo sérvio Gavrilo Princip. No momento em que voltavam de uma apresentação de Ana Botafogo, encenando Le Sacre du Printemps de Stravinski. Dando início à 1ª Guerra Mundial.
7 – Começou a estudar ballet clássico em sua cidade natal e a dançar profissionalmente anos depois na França, em apresentações especiais para Napoleão Bonaparte e os aristrocratas poderosos franceses.
8 – Estava nos planos de Hitler para ser a Ministra-Chefe do Balé. Já que todos sabem, ele foi um homem muito ‘sensível’. E queria a população ariana com uma boa postura.
9 – Na época da ditadura, foi exilada na Itália, por considerarem sua dança subversiva e gay.
10 – Ninguém sabe ao certo sua idade, mas ela detém o recorde de bailarina mais velha em atividade do universo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário